O caminho da água na superfície da Terra traz muitas implicações em nível de projeto, podendo variar de acordo com o tipo de interação que um projeto quer estabelecer com os cursos hídricos.

Nos casos em que se deseja utilizar um curso d’água perene para captação ou efluxo, é importante que a capacidade hídrica do rio seja dimensionada para que seja atestada a compatibilidade das operações, ou seja, verificar se os condicionantes de projeto são congruentes com o porte do rio.

Nos casos em que o intuito seja manter o afastamento entre estruturas e água em geral, como em rodovias, o estudo hidrológico irá determinar os volumes a serem conduzidos, orientando os projetistas na escolha e dimensionamento dos dispositivos adequados para que o objetivo seja alcançado.

Nos casos em que se faz necessária a transposição de um curso hídrico com uma ponte, por exemplo, o estudo hidrológico irá determinar quais ações preventivas contra o desgaste das estruturas por erosão hídrica devem ser aplicadas, assegurando a integridade das instalações.

Portanto além de configurar exigência em diversos órgãos e instâncias, tais informações são fundamentais para o ajustamento de estruturas, dispositivos e atividades, garantindo a segurança morfológica de estruturas e operações diversas, resguardando a integridade física de pessoas.

Somos especialistas no assunto, venha conhecer as proporções hídricas de sua área conosco!

Fale conosco

A Elmo está pronta atender às suas necessidades ou de sua empresa.
Tire suas dúvidas ou solicite um orçamento sem compromisso.

Start typing and press Enter to search